segunda-feira, 4 de julho de 2011

Para que a tatuagem fique o mais perfeita possível, a reação inflamatória tem que ocorrer sem nenhum problema. Portanto, é importante evitar coisas que piorariam essa inflamação.
A infecção seria a pior coisa para a tatuagem. Em um país como o Brasil, onde a exposição solar é muito comum, deve-se ter muito cuidado com a tatuagem.
Isso porque os raios solares quando incidem na pele, também provocam uma reação inflamatória. Essa reação inflamatória vai "interferir" na tatuagem, o que, a olho nu, seria visto como um "borrão" nas linhas do desenho.
Quanto mais recente uma tatuagem for exposta ao sol será mais fácil ela perder a sua nitidez.
O ideal seria evitar o sol na tatuagem por um período de "6" (seis) meses. Para isso usar FPS 45 ou 50.
 Como ocorre o processo de cicatrização da tatuagem?
A fixação dos pigmentos na derme decorre de um processo inflamatório local que levará ao aparecimento de células chamadas macrófagos. Essas células tentam "destruir" os pigmentos. Não conseguindo, os macrófagos e os pigmentos ficam como que "aprisionados" no local, formando o desenho que o tatuador realizou.

Todo esse processo é bastante complicado e o que se observa a olho nu é a vermelhidão e inchaço no local que pode durar em média 72 horas. Dor, ou aumento da sensibilidade dependerá do local tatuado e do próprio cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário